5 características que o site da sua empresa deve ter

No Comments

Hoje em dia, para alcançar o seu público-alvo e promover os serviços da sua empresa, é indispensável que ela tenha um website. Se for eficiente, bem estruturado, de boa aparência e com toda informação que o seu público-alvo precisa, é a ferramenta de marketing mais convincente que as instituições têm à sua disposição.

5 características que o site da sua empresa deve ter

Pense no seu website como o seu escritório virtual. A página web de uma empresa é a sua representação online e pode servir para informar e auxiliar o consumidor dos seus produtos ou serviços.

Pela sua importância e a existência de várias agências especializadas ou freelancers em Angola, muitas empresas criam sites sem ter um objetivo claro para o seu funcionamento. O website empresarial deve ser algo criado estrategicamente com um objetivo claro e um planeamento adequado de forma a ser útil para atrair novos clientes. Neste artigo compilamos ideias e sugestões práticas, originando 5 características que o site da sua empresa deve ter.

5 características que o site da sua empresa deve ter1. Transmitir a ideia da marca

5 características que o site da sua empresa deve ter

A basear-se na ideia apresentada acima de que um site funciona também como o escritório virtual da empresa, é necessário ter em conta que quando alguém acessa a página de uma instituição na web é comparado a um estranho que bate à porta para obter informações acerca do produto ou serviço. O profissional que o atende deve passar uma ideia geral e positiva da marca, esclarecer todas as inquietações e, principalmente, transmitir-lhe confiança, para que o potencial cliente se identifique com ela, ou não.

Um consumidor usa os serviços ou produtos de uma marca por dois motivos: ou ela transmite certas sensações com que ele se identifica, ou representa algo que ele aspira em termos de imagem. A marca não é apenas um logótipo, etiqueta ou slogan, a marca é todo um conjunto de valores que se encaixam nas necessidades dos potenciais clientes! Por isso, é extremamente importante que o website em si, pela sua estrutura e informações, passe tal ideia  de valores aos visitantes.

2. Fácil navegação

5 características que o site da sua empresa deve ter

Este é um aspecto que pode influenciar directamente na forma com que os visitantes encaram o websites das instituições. Mesmo que o site tenha todas informações que o potencial cliente precisa, é importante que proporcione uma forma simples de navegação, principalmente para quem o visita pela primeira vez. O site deve, por exemplo, facilitar a exploração entre os menus. Em condições normais, o internauta que sente dificuldades em encontrar o que deseja numa página web, sai para procurar em outros sítios. Daí a importância em formatar o site para que quem navega por ele não tenha dificuldades de se informar ou entrar em contacto com a empresa. Logo ao acessar, o leitor deve saber aonde ir e como ir. Seus usuários deveriam conseguir encontrar qualquer coisa dentro do seu site, com no máximo 3 cliques. A facilidade com que o usuário realiza as acções que deseja na páginas do website, ajuda-o a fortalecer os laços de amizade com a empresa.

É importante que um site empresarial seja simples e intuitivo, para facilitar a pesquisa do internauta

3. Optimizado para os motores de busca

5 características que o site da sua empresa deve ter

Atualmente, 92% das pessoas fazem uma pesquisa na internet antes de comprar o que quer que seja e ter o site optimizado ajuda a ser encontrado por clientes que já têm certeza do que precisam comprar.

Aliás, sabia que quando alguém faz uma pesquisa no Google dificilmente vai até a segunda página? O internauta escreve o que quer e abre os textos que aparecem no topo da lista, por isso, posicionar bem o site para pesquisas com palavras chaves que têm a ver com o seu tipo de atividade é fundamental para todos sites empresáriais. Se quer que o seu público-alvo o encontre facilmente, optimize o seu website para buscas orgânicas usando o SEO.

SEO (Search Engine Optimization): que em português é conhecido como Optimização de Sites, MOB e Optimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a optimização de uma página para ser melhor compreendida pelos robots do Google.

A optimização para motores de busca aumenta a relevância do seu site e trás um grande acréscimo de visitas a custo zero.

4. Optimizado para dispositivos móveis

5 características que o site da sua empresa deve ter

Não é segredo para ninguém que nos últimos tempos a maior parte do tráfego na Internet é feito em smartphones e tablets, mas, ainda assim, os computadores continuam a ser bastante usados por uma boa parte dos internautas em todo mundo. No entanto, ter um website que se adapta aos diferentes meios que o visitante pode usar é quase uma obrigação das empresas.

Entre as 5 características que o site da sua empresa deve ter, esta é uma das mais importantes. Isto porque um estudo feito pela Mobility Report da Ericsson em 2014, revelou que até 2020, 90% da população mundial vai ter smartphones. O crescimento dos dispositivos móveis, aliado a necessidade de mobilidade das pessoas, exige das empresas a aposta em um site que permite ao cliente entrar em contacto com a sua empresa de onde quer que esteja.

5. Conteúdo de fácil percepção

5 características que o site da sua empresa deve ter

Para sites de empresas, a linguagem deve ser simples, clara e objetiva. Seja preciso naquilo que oferece na descrição dos produtos ou serviços para simplificar a mensagem.

Coloque o máximo de informações para que o leitor perceba logo à primeira vista qual é o foco da instituição em questão. Informações como a discrição da empresa, o que ela faz, onde e como a encontrar têm que ser colocadas em destaque. Quanto mais informação estiver disponível, melhor para o visitante. Também é preciso ter em conta que os termos linguísticos usados no conteúdo do site deve variar de acordo ao público-alvo.

Bónus

5 características que o site da sua empresa deve ter

Estas são as 5 características que o site da sua empresa deve ter, mas há uma outra que pode ser considerada uma sugestão extra. Trata-se da Conversão de leads“, isto é, o site tem que estar projetado para guiar o visitante a fazer uma ação dentro da página e esta ação tem que ter o objetivo claro de transformá-lo em cliente.

Resumidamente, um site não deve apenas chamar a atenção. O papel de um site é atrair e envolver o usuário, bem como comunicar a sua marca e transmitir a ideia de um produto ou serviço, quando um estranho visita o seu website em busca de informações sobre alguma coisa que quer comprar. Se não perceber a mensagem, sairá de imediato e continuará à procura em outras páginas. O mais complicado é que há fortes possibilidades deste nunca mais voltar. Lembre-se, os clientes não vão dar uma segunda opção de causar uma boa impressão.

Bebo 4 chávenas de café por dia e sou apaixonado pela tecnologia. Não trabalho há anos, pois se fosse trabalho não sentiria tanto prazer. #geek #inboundmarketing [email protected]

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes em Angola a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Mais em nosso blog

Ver todos os artigos

Deixe um Comentário