Como vender mais usando as redes sociais

No Comments

Ao contrário do que era feito no passado, onde para vender era apenas necessário abrir o estabelecimento, colocar uma placa na entrada, e esperar que as pessoas visitassem o lugar. Hoje, os seus clientes podem chegar através das plataformas digitais.

5 características que o site da sua empresa deve ter

As redes sociais revolucionaram a relação entre as marcas e os consumidores, pois, elas são ferramentas importantes para aproximar as empresas do seu público-alvo, estabelecer uma comunicação, e principalmente fazer vendas.

Segundo o site Internet Live Stats Angola tem quase 6 milhões de usuários activos na  internet, logo, as redes sociais são meios eficientes de alcançar uma audiência qualificada do seu negócio, para colocar em prática a sua estratégia comercial.

Confira 7 métodos para saber como vender mais usando as redes sociais

1. Saiba para quem vender

Um dos grandes segredos para ter sucesso em vendas nas redes sociais, é saber para quem vender!

Primeiro, você precisa entender quem são os seus clientes e quais são os temas que eles querem ver ou ouvir, saber a média de idade, sexo, preferências, região, linguagem e o comportamento social. Depois disso, faça conteúdo e ofertas direccionadas que geram interesse.

Podes usar ferramentas do próprio Facebook como: Audience Insights, para ter acesso a estas e outras informações sobre seu público.

2. Faça um planeamento real

Comece por fazer um cronograma semanal, com um, dois ou três posts por dia.

Por exemplo: na segunda-feira podes focar no produto, na terça-feira falar sobre a importância, na quarta-feira contar uma curiosidade da produção, na quinta-feira trazer uma dica de uso e assim sucessivamente até falar das vantagens e promover a venda.

3. Faça uma gestão padronizada

Cumpra horários, siga um padrão, crie conteúdos com rigor e disciplina, invista na qualidade das fotos e dos textos.

Por mais simples que pareça, isso pode ser muito mais difícil do que imaginas, por este motivo, muitas empresas contratam agências de marketing para o fazer de maneira exacta, pois, para vender nas redes sociais é muito importante ter constância (postar sempre), responder as mensagens e tratar cada internauta de forma exclusiva.

4. Seja objectivo e paciente

Um factor determinante para vender utilizando as redes sociais é a paciência estratégica.

Espere pela melhor oportunidade para fazer sua oferta. Especialistas  afirmam que é preciso publicar pelo menos 7 conteúdos direccionados, que sejam relevantes para o seu cliente antes de fazer um post de venda.

O cliente não compra propriamente o produto, compra as vantagens que o produto pode proporcionar em sua vida.

Exemplo: quem compra um smartphone, não está apenas a comprar o smartphone, está a comprar a possibilidade de falar com quem quiser, aonde quiser; Aceder a internet aonde estiver, quando quiser; Está a comprar a facilidade de ouvir músicas, ver imagens, vídeos e armazenar arquivos.

As pessoas compram pelos benefícios, por isso, seja qual for o seu produto ou serviço, faça posts com as vantagens, isso despertará o interesse dos seus potencias clientes.

5. Amplie as suas redes

Considere ampliar as suas acções em mais canais para ter uma audiência ainda maior, fique atento a novas tendências e entenda a importância de todas as redes sociais.

Por mais que o Facebook e o Instagram sejam as redes sociais mais populares em Angola, existem outras igualmente importantes e com características que podem gerar valores extras as empresas, isto de acordo ao tipo de negócio, tais como: Linkedin, YouTube, SnapChat e Twitter.

6. Invista em anúncios pagos

Uma coisa é certa, para vender nas redes sociais é preciso audiência! E conquistar essa audiência está cada vez mais difícil, por isso, recomenda-se um investimento nas publicidades pagas do Facebook Ads.

Este serviço permite levar uma oferta ou um anuncio ao seu cliente ideal, e, descomplica todo processo da divulgação.

Ao fazer um anuncio pago, siga as regras abaixo:

Respeite as políticas de publicidade da plataforma 

Deixe claro para o usuário qual é a oferta por trás do anúncio

Use uma boa chamada para atrair a atenção do leitor 

Faça dois ou mais anúncios com a mesma finalidade para descobrir o que funciona melhor

7. Analise e melhore os resultados 

Não adianta apenas postar sem saber os resultados do conteúdo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações.

Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiveram mais sucesso. Ajuste o seu planeamento com base nos resultados, para dar sequência ao bom funcionamento do processo de vendas nas redes sociais, ou alterar o que não está a resultar.

Resumo

Para as empresas, a rede social é para gerar engajamento de forma estratégica e promover produtos ou serviços para incentivar vendas.

Não faça apenas postagens de “Compre! Compre! Compre!”, antes disso, conheça seu público e publique conteúdos relevantes antes de promover uma venda.

Conclusão

Lembre-se que para uma boa experiência de venda, seu produto deve ser de qualidade. Caso seja, a seguir os passos citados acima, fazer as vendas usando as redes sociais é apenas uma questão de tempo. Poderá ainda terceirizar este serviço para uma agência de marketing digital que você confia e que lhe oferece dicas úteis por pura afinidade.

Grande abraço

George De Carvalho da Pixel Infinito.

 

Bebo 4 chávenas de café por dia e sou apaixonado pela tecnologia. Não trabalho há anos, pois se fosse trabalho não sentiria tanto prazer. #geek #inboundmarketing [email protected]

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes em Angola a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Mais em nosso blog

Ver todos os artigos

Deixe um Comentário