Criar um site é fácil mas é difícil fazer com que ele tenha sucesso. É preciso muito trabalho, dedicação e sempre que possível inovação e por isso criamos esta série de artigos que o vai ajudar a criar um blog (site, portal, etc) e ter sucesso com ele.
Todos os artigos foram baseados na nossa experiência e tentamos explicar ao máximo para que todos entendam, mas se ainda assim ficar com alguma dúvida deixe um comentário para que o possamos ajudar.
Antes de Começar
Antes de avançar para a criação do Porta é fundamental planear ou pelo menos pensar nas coisas que pretende fazer para depois não se arrepender ou ficar desmotivado.
É importante também estar consciente que para ganhar dinheiro com um site é preciso trabalho e dedicação. Não é só criar um Portal, fazer alguns textos e colocar publicidade. Há muito trabalho que tem que ser feito.
1. Está realmente preparado para manter um Portal ?
Se você está a pensar criar um Portal deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:
- Estou disponível para abdicar de algumas horas de sono, de saídas com a família ou namorada(o) e fazer sacrifícios pelo projecto?
- Estou disponível para fazer um investimento de 20/30 euros por ano para alojamento e um domínio?
- Vou criar um Portal sobre um assunto que me interesse e que me dê prazer em trabalhar sobre ele?
- Vou ter paciência para esperar que o Portal tenha um certo numero de visitantes para então poder ganhar dinheiro com ele?
- Estou consciente que durante o período mais difícil (o início) terei pouco retorno ou nenhum?
Estas são as questões que coloco a mim mesmo antes de começar um novo projecto. Quando respondo “não” a algumas destas perguntas, desisto porque sei que não vou conseguir chegar a onde pretendo.
Para ter um Portal de sucesso é preciso muito trabalho e sacrifício.
2. O site pode ter sucesso ?
Como disse anteriormente, não é possível ter sucesso com um Portal se você não trabalhar e dedicar-se. Mas mais importante que isso é os conhecimentos que você tem sobre o assunto que o Portal vai falar. Um dos maiores erros que algumas pessoas cometem é optarem por assuntos que podem dar dinheiro, mas que na verdade não entendem nada desse assunto
Um exemplo prático, uma pessoa com poucos conhecimentos sobre o mundo automóvel não vai conseguir dar uma boa opinião sobre um carro, mas já uma pessoa que passe a vida a volta de carros vai certamente falar em todos os pormenores e em coisas que a pessoa com poucos conhecimentos nem tinha reparado. Para o seu Portal se destacar dos outros, você tem que inovar e criar conteúdo de qualidade, por isso evite entrar em nichos que não se sente a vontade pois não vai conseguir.
Para conseguir fazer um bom trabalho deve de escolher um assunto que esteja a vontade.
3. O que é que falta nos sites da concorrência ?
Depois de ter escolhido o assunto do seu Portal deverá analisar os Portais da concorrência. O que é que falta nesses sites? O que é que na sua opinião você mudaria nesses sites? Lembre-se que o objectivo é fazer um trabalho melhor que eles e inovar naquilo que eles não inovaram. Isto é que o vai levar para outro nível.
Para ser mais explicito naquilo que estou a dizer, imagine que na sua área existem dois sites de referencia. Identifique as falhas e as qualidades de cada um e tente fazer melhor que eles.
Análise a concorrência e identifique os pontos que na sua opinião devem de ser melhorados.
4. Qual é o tempo que vai investir no Portal ?
Depois de escolher um assunto e analisar a concorrência chegou a hora de definir o tempo que vai disponibilizar para trabalhar no seu Portal. Nunca faça contas “apertadas” porque pode não conseguir cumprir o que planifica.
Por exemplo, se você tem 3 horas disponíveis por dia para estar na internet, dedique 2 horas ao blog e 1 hora para testar novos métodos, ler informação que o possa ajudar e para as coisas que fazia até agora como estar no facebook, no Whatsapp, etc. Isto é importante para que não fique desmotivado, mas lembre-se que o seu projecto está sempre a frente de outras coisas não tão importantes.
Defina o tempo que vai gastar por semana no projecto e tente cumprir sempre o que foi definido.
5. Defina Objectivos
Já na fase final da planificação, é tempo de criar metas a serem atingidas num determinado espaço de tempo. Comece sempre com metas pequenas. Espere ter 100 visitas diárias depois de 3 meses em vez de esperar ter 500, por exemplo.
Criar grandes metas é bom porque você está a ser optimista, mas por outro lado criar metas pequenas é melhor porque quase nunca ficará desapontado por não ter conseguido chegar ao que pretendia. Dê um passo de cada vez!
Alguns dos objectivos ao criar um projecto são:
- Depois de X meses ter Y visitas por dia,
- Depois de X meses ter Y posts,
- Depois de X meses ter Y seguidores nas redes sociais,
- Depois de atingir as X visitas por dia, começar a rentabilizar o Portal,
- Investir em publicidade depois de X dias ou meses,
- etc.
Lembre-se que é importante criar pequenas metas para que as consiga sempre alcançar.
Defina as suas metas e objectivos, mas nunca dê “um passo maior que a perna”.
Bebo 4 chávenas de café por dia e sou apaixonado pela tecnologia. Não trabalho há anos, pois se fosse trabalho não sentiria tanto prazer. #geek #inboundmarketing [email protected]
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes em Angola a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.
Inscreva-se em nossa lista!
[newsletter_signup_form id=1]
Mais em nosso blog
Ver todos os artigosArtigos recentes
- 5 passos para criar a identidade visual da sua empresa Dezembro 28, 2016
- 7 motivos para sua empresa investir em anúncios no Facebook Dezembro 22, 2016
- Como vender mais usando as redes sociais Novembro 10, 2016