Estratégias de marketing para pequenas e médias empresas angolanas

Sem Comentários

Estratégias de marketing para pequenas e médias empresas angolanas 

Nos últimos tempos, o pensamento de que a publicidade é a alma do negócio tem ganhado mais relevância, e tanto as grandes como as pequenas e médias empresas angolanas, já perceberam que uma estratégia de marketing bem elaborada, tem grande influência na forma de gerar receitas e atrair novos clientes. Se a sua empresa for pequena, média ou até mesmo se a empresa for apenas você, há sempre uma necessidade de conhecer o seu público alvo e procurar argumentos para oferecer o que eles procuram, assim como traçar objectivos a curto e a longo prazo.

Actualmente as empresas angolanas já acordaram para as novas formas de atrair e reter clientes, por isso mesmo, para vender mais e melhor, além de prestar serviços de qualidade, também optam por usar outros meios como publicidades em outdoor, panfletos, cartões de visitas, anúncios em rádios, sites, televisões, jornal, revistas, etc, mas devido a diversos factores, nem todas instituições ou agências estão capacitados para arcar com os gastos destes serviços de marketing, daí surge a necessidade de criar uma estratégia de marketing que se encaixe bem com a dimensão do seu negócio.

Aqui vão algumas sugestões para elaborar estratégias de marketing para as pequenas e médias empresas.

1- Defina seus objectivos

Defina que pretende para o seu negócio à curto e a longo prazo, a seguir procure argumentos para saber se os seus clientes e potenciais clientes vão se enquadrar e corresponder às expectativas das suas metas.

2- Conheça seu público-alvo

É extremamente importante saber para quem vai vender. Faça um exercício de introspecção para perceber quais as características do seu público-alvo, o que eles não querem, quais são seus hábitos, aonde estão e como chegar até eles.

3- Quais as armas de Marketing que deve usar

Depois de identificares o seu público-alvo, deves identificar também quais os meios(armas) de chegar até eles, assim como saber qual modelo de marketing usar para “atacar” o seu mercado.

4-Saber como se apresentar ao mercado

A forma como os clientes vão olhar para a sua empresa ou produto é muito importante para o negócio, procure passar a impressão correcta de acordo ao seu público-alvo. Exemplo, a Apple é uma marca que passa aos clientes a ideia de exclusividade, há quem gosta disso porque vai de acordo a sua forma de estar e outros nem tanto, por isso optam por usar outras marcas. Daí a necessidade de saber passar uma boa impressão aos seus potenciais clientes.

Para as pequenas e médias empresas recomenda-se que transmitam confiança e bons preços.

5- Crie uma identidade para o seu negócio

É importante que quando o cliente vê ou ouve alguma coisa que se relaciona com a sua marca lembre de sua empresa.

7- Venda benefícios não apenas produtos

É muito importante que o cliente encontre Benefícios nos seus serviços, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda. Isto pode leva-lo a diferenciar a tua empresa das outras.

A impressão que um cliente tem da instituição é tão importante quanto a satisfação dele com o produto que vendes ou serviço que prestas.

6-Construa sua presença online

Nos dias de hoje o marketing online é de alguma forma indispensável para qualquer negócio, tudo porque a Internet é um meio que as pessoas usam para tirar dúvidas, e saber o que fazer.

As redes sociais e as suas comunidades virtuais são mercados a ter em conta na hora de elaborar estratégias de marketing. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

7- Calcule os resultados do marketing

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma acção, defina com exactidão quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objectivo da nova estratégia com o resultado conseguido.

Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca. A seguir estas estratégias de marketing para pequenas e médias empresas, o seu negócio poderá reter mais clientes e gerar mais receitas.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes em Angola a alcançar grandes resultados.

A module broke

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Mais em nosso blog

Ver todos os artigos